Maior chuva em cinco meses atinge Belém e prefeito acompanha operações nas ruas
Descarte irregular de lixo nas ruas contribui para os alagamentos, alerta a Prefeitura, que pede colaboração da população
Crédito: Reprodução A forte chuva que atingiu Belém nesta segunda-feira (2) provocou alagamentos em diversas áreas, afetando o trânsito, o comércio e moradores. Em apenas uma hora, a capital registrou 62 mm de chuva, coincidindo com a maré alta de 3,36 metros. Belém registra a maior chuva dos últimos cinco meses, segundo dados da Defesa Civil e do Climatempo.
O prefeito de Belém, Igor Normando, esteve nas ruas nesta noite acompanhado por equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). “Vamos continuar trabalhando para reduzir os impactos da chuva”, afirmou o prefeito. Moradores destacaram a presença do prefeito como inédita: “É a primeira vez em anos que vemos um prefeito aqui no meio da água, buscando prestar satisfação para a população”.
Por meio da Operação Inverno, mais de 100 homens e maquinário pesado atuam na desobstrução de canais e bueiros. Até o momento, foram limpos 40 km de canais e mais de 10 mil bocas de lobo. A Prefeitura também realiza hidrojateamento e limpeza manual nos pontos críticos.
A gestão reforça que o descarte irregular de lixo nas ruas contribui diretamente para os alagamentos e pede a colaboração da população para evitar novos transtornos.
De acordo com o Climatempo, a previsão para terça-feira (3) indica temperaturas entre 24° e 31° em Belém, com possibilidade de chuvas isoladas.
ASSISTA:






COMENTÁRIOS