Em carta a Flávio Bolsonaro, governo Trump agradece apoio e reforça tarifaço dos EUA contra o Brasil
Em resposta a Flávio Bolsonaro, o secretário de Estado Marco Rubio agradeceu o apoio à política do governo Donald Trump
Crédito: rede social O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma carta ao pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) reforçando a posição do governo de Donald Trump em favor da adoção de novas tarifas sobre produtos brasileiros. O documento, revelado pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, responde a uma correspondência enviada pelo parlamentar no início de junho, na qual ele pedia que Washington evitasse novas sanções econômicas contra o Brasil.
Na mensagem, Flávio argumentou que o aumento das tarifas poderia causar prejuízos à população brasileira e destacou a expectativa de vitória nas eleições presidenciais de outubro, o que, segundo ele, poderia abrir caminho para uma reaproximação entre os governos dos dois países.
Apesar do tom cordial, Rubio não sinalizou qualquer mudança de postura em relação às medidas comerciais defendidas pela administração Trump. O secretário agradeceu o apoio de Flávio à classificação do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas pelos EUA e classificou como “generosa” a proposta do senador de criar uma equipe de transição para fortalecer os laços entre Brasília e Washington em caso de vitória eleitoral.
No entanto, Rubio reiterou que permanecem divergências significativas entre os dois países em áreas consideradas estratégicas pelos Estados Unidos. Entre os pontos citados estão comércio digital, sistemas de pagamento eletrônico, incluindo o Pix, tarifas preferenciais, combate à corrupção, proteção à propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e questões ligadas ao desmatamento ilegal.
“O embaixador Jamieson Greer deixou claro que permanecem diferenças substanciais em relação às irregularidades apontadas na investigação”, afirmou Rubio na carta, referindo-se ao chefe do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR).
O secretário também destacou que o processo conduzido pelo USTR prevê consultas e audiências públicas para discutir as medidas comerciais. Segundo ele, representantes brasileiros podem participar das discussões promovidas pelo governo americano.
Flávio Bolsonaro anunciou recentemente que pretende viajar aos Estados Unidos para participar de uma dessas audiências, com o objetivo de tentar convencer autoridades americanas a reverem a proposta de novas tarifas sobre produtos brasileiros.
Na carta, Rubio afirmou ainda que os Estados Unidos acompanham com atenção o cenário político brasileiro, mas ressaltou que Washington está disposto a trabalhar com qualquer governo escolhido democraticamente pelos brasileiros. Segundo ele, o objetivo é buscar soluções para as divergências comerciais independentemente do resultado das eleições.

O documento foi enviado após o encontro entre Rubio e Flávio Bolsonaro em Washington, no fim de maio. Na ocasião, o senador publicou fotos da reunião e destacou o fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos, defendendo a aproximação entre os dois países em temas ligados à liberdade, democracia e cooperação internacional.




COMENTÁRIOS