Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,25/06/2026

    • A +
    • A -

    Belém é destaque nacional e conquista prêmio do Tesouro Nacional por evolução na transparência fiscal

    Reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional destaca Belém como a capital brasileira que mais avançou na qualidade das informações contábeis e fiscais, fortalecendo a transparência e a gestão dos recursos públicos


    Belém é destaque nacional e conquista prêmio do Tesouro Nacional por evolução na transparência fiscal Crédito: Ascom Sefin

    A Prefeitura de Belém recebeu reconhecimento nacional ao conquistar o primeiro lugar entre as capitais brasileiras na categoria de maior evolução da qualidade das informações contábeis e fiscais. A premiação foi entregue nesta segunda-feira (22), em Brasília, durante a cerimônia do IV Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda.


    O prêmio reconhece os avanços da administração municipal na modernização da gestão financeira, no fortalecimento dos mecanismos de controle fiscal e na ampliação da transparência das contas públicas. A avaliação foi realizada por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), plataforma utilizada pelo Governo Federal para monitorar a qualidade, a consistência e a confiabilidade das informações enviadas por estados e municípios.


    Representando a Prefeitura de Belém, o secretário municipal de Finanças, Marcos Matos, recebeu a premiação em nome da equipe técnica da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), responsável pelo trabalho de organização, registro e prestação de contas dos recursos públicos.


    De acordo com a STN, Belém foi a capital que mais avançou no país em relação ao ano anterior, demonstrando melhorias significativas na gestão das informações fiscais e no cumprimento das exigências de transparência estabelecidas pelos órgãos de controle.


    Além de fortalecer a credibilidade do município junto aos órgãos federais, o reconhecimento amplia as oportunidades para captação de recursos, convênios e investimentos destinados a áreas estratégicas, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano.


    Para o secretário Marcos Matos, a conquista é resultado do empenho dos servidores municipais e do compromisso da gestão com a responsabilidade fiscal.


    “Este reconhecimento é o resultado do esforço de uma equipe comprometida com a seriedade na gestão do dinheiro público. Belém avançou e o Tesouro Nacional reconheceu esse avanço. Seguiremos trabalhando para que a capital paraense seja cada vez mais uma referência em transparência e responsabilidade fiscal”, afirmou.


    A premiação consolida Belém como referência nacional na evolução da qualidade da informação contábil e fiscal, reforçando o compromisso da administração municipal com uma gestão mais eficiente, transparente e preparada para os desafios do crescimento da capital paraense.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.